© 2018 por Furtado. 

  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
Buscar
  • FURTADO

A Valorização dos condomínios clube.


Nós, corretores e interessados no mercado imobiliário, temos visto com frequência um alto número de lançamentos imobiliários de condomínios clube residenciais em todo o Brasil.


Em um país que registra um alto número de furtos, roubos, sequestros e até mortes, a demanda por condomínios clube tem aumentado devido a segurança que ele proporciona, e o fato de não precisar necessariamente sair de casa para fazer certas atividades ligadas a lazer ou a trabalho.

Além da valorização por conta da segurança e do lazer, há também a valorização em relação aos imóveis do entorno. Por exemplo, em um bairro em que há prédios com mais de 50 anos que não foram concebidos como condomínios clube, os condomínios clube em obras tendem a se valorizar desde a concepção até o tempo pós entrega das chaves.


Já fazem mais de deus décadas desde o "boom" dos condomínios clube em São Paulo, e o mercado continua apostando nesses segmento de lançamento imobiliário, pois a valorização do imóvel também incide em seu aluguel, portanto, o proprietário/investidor consegue maior rentabilidade em porcentagem do que em um condomínio normal.



Para o morador do condomínio clube, ainda há a possibilidade de adicionar serviços ao prédio sem um alto custo ao condomínio, pois ao distribuir os custos para todos os moradores do prédio é provável que o custo represente uma pequena porcentagem em relação ao valor total do condomínio, e isto devido ao grande número de unidades em condomínios clube.


Em contraste aos condomínios clube, temos aqueles que não possuem uma grande área de lazer, dos quais não são necessariamente antigos. Temos que entender que a demanda para a compra de imóveis deste tipo é menor. Quando falamos de lançamentos deste tipo de condomínio, sem ser um lançamento popular, estamos falando de empreendimentos de altíssimo padrão, em que moradores preferem mais vagas para estacionar, um forte sistema de segurança, e a área de lazer compacta. Muitas vezes sem piscina, e apenas um salão de festas, seus moradores optam pela privacidade pessoal. Normalmente, há a valorização neste tipo de imóvel em empreendimentos residenciais de alto padrão, onda a demanda da família é diferente da demanda por um condomínio com piscina, lazer e grande número de unidades.


Para você, investidor do mercado imobiliário em imóveis residenciais, minha sugestão é escolher um condomínio clube em uma região e metragem em que você saiba que é possível a locação (o número de escolas, universidades, hospitais e empresas são uma ótima referencia para saber se ali se faz negócio). Como foi dito, se a região for escassa de condomínios clube, é provável que a valorização do imóvel também esteja presente no valor da compra ou do aluguel do mesmo.


Espero com este artigo que você fique mais ciente das variáveis que influenciam na valorização dos condomínios clube.


Este é o meu primeiro artigo para o Blog. Um blog dedicado a cultura imobiliária.


Obrigado, e bom dia!



Um ótimo exemplo de condomínio clube de luxo, em Singapura. Nota-se grande número de apartamentos, aliado a uma extensa área de lazer.

Vista aérea da área de lazer do empreendimento residencial One Sixty (CYRELA) na Vila Olimpia - SP.

35 visualizações